Coffee Valore

Logo_coffee

O Café Conilon

O café, antes de ser uma bebida que chega até a casa das pessoas, foi a semente de uma fruta, originada do pé de café e existem vários tipos, sendo um dos mais conhecidos o café Conilon.

Também chamado de café robusta, como é comumente associado – ou coffea canephora – ele tem origem da Guiné e do Congo.

Conilon - Coffee Valore

No entanto, é percebido também uma forte produção dele em todo o mundo, em locais como Ásia, África e América do Sul, o que inclui também aqui o Brasil.

Uma das características mais marcantes desse café é a grande resistência e um sabor considerado forte. Inclusive, só para se ter uma ideia, ele é responsável por ¼ da população mundial hoje de café.

Sendo assim, é interessante conhecer um pouco mais sobre o Conilon e abaixo está tudo que você precisa saber. Veja!

O que é café Conilon?

O café chamado de Conilon ou até mesmo Robusta, como já dito, consiste em uma variedade de café que tem como característica principal ser rústico e tem grãos que apresentam um grande teor de cafeína.

Em razão da sua rusticidade e exigência menor na cultivação, isso faz com que o Conilon seja um café muito fácil de ser produzido. Além disso, você o encontra no mercado em blends e café solúvel.

O seu sabor é considerado único, harmonizado e, é claro, rústico, assim ele tende a crescer bem mais rápido em um período de maturação maior do que os outros tipos de café. Inclusive, o Conilon tem a característica de ser bastante resistente.

Por ter um sabor marcante e forte, ele é um dos cafés mais produzidos não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Aliás, por conta desse sabor forte, é muito comum que haja uma mistura dele com o café arábica, fazendo com que o Conilon se torne mais adocicado.

O cultivo do Conilon

Embora o café Conilon não precise de muita atenção dos cafeicultores, é fundamental que as necessidades nutricionais dele sejam atendidas.

Além disso, é muito importante que haja um fornecimento adequado de matéria orgânica no solo, como uma forma de otimizar a fertilidade e o equilíbrio do solo também.

Apesar de ser famoso, o Conilon é visto como um café do tipo mediano, sendo mais usado para blendar com outros café existentes, conseguindo assim uma produção mais incorporada da bebida.

Todavia, apesar disso, existem aqueles que gostam muito do café Conilon na sua forma mais pura.

Isso porque ele tem o aroma e o sabor bem mais fortes, o que é típico dos cafés mais tradicionais existentes.

No mais, hoje as empresas estão trabalhando de modo intenso para fazer com que o Conilon chegue ao patamar de um café considerado de mais qualidade e com sabor excelente.

Como diferenciar o café Conilon do arábica?

Ambos são tipos de cafés diferentes, mas que chegam ao mesmo objetivo. Assim, eles apresentam propriedades, bem como métodos de cultivos distintos.

Entretanto, ambos são encontrados facilmente na América, Ásia e África.

Teor de cafeína

Sendo assim, mencionando as suas diferenças, é possível dizer que ela é focada no teor de cafeína, pois no Arábica ele chega até 1,4%, enquanto no Conilon ele é de 1,7%.

Em função disso, o arábica é considerado mais doce que o Conilon, sendo assim uma bebida mais suave e com índice alto de acidez, o que nem sempre agrada aos paladares.

Em contrapartida, o café Conilon tem como característica um sabor muito intenso, além do aroma e gosto amargo, então para alguns amantes de café ele é considerado uma das melhores bebidas.

Cultivo

Além dessas diferenças, há pontos também relacionados ao cultivo, o arábica, por exemplo, é um tipo muito propenso a pragas por conta do seu formato.

Por conta disso, ele precisa de muita atenção e cuidado para que os grãos sejam considerados excelentes.

Por sua vez, o Conilon é bem mais resistente, tende a florescer algumas vezes ao ano, cresce de forma bem mais rápida e não apresenta muitos parasitas.

Outro ponto que vale a pena citar é sobre o plantio, pois o café Conilon tem o plantio muito mais simples, em especial quando comparado ao arábica, assim a sua produção é mais em conta.

O Café Conilon - Coffee Calore

Todavia, os grãos do arábica, por exemplo, são vistos como superiores, alcançando classificações mais altas.

Colheita

Há diferenças também na colheita, pois o arábica tem a sua colheita de modo mais manual, onde são selecionados os grãos.

Porém, a colheita pode ser feita de maneira automatizada, com algum equipamento ou objeto mecânico, mas mesmo nesses casos há uma seleção dos grãos.

No café Conilon, no entanto, não há uma seletividade no que diz respeito aos seus grãos.

Por esse motivo, ele é composto por diversos tipos de grãos, como:

  • Verdes;
  • Maduros;
  • Cascas e outros tipos de baixa qualidade.

A bebida

O Conilon é o responsável pelos cafés instantâneos e os expressos, em especial por ter um excelente encorpamento, deixando assim a bebida mais robusta, sendo mais intenso e cremoso.

Quando o Conilon é torrado, ele tende a apresentar um gosto mais rebuscado. Inclusive, aqui vale citar que essa variedade tem um sabor queimado/torrado, o que é bem mais amargo que o arábica.

Em função disso, mesmo não existindo muito cuidado na sua plantação e colheita, ele é considerado o café de sabor mais típico e único.

Preço do Café Conilon

O preço também é interessante, pois o café Conilon tem valor de até 20% mais barato que o arábica.

Logo, existe uma distinção de valores significativas, que é explicada pela produção e todas as diferenças mencionadas acima entre esses cafés.

Conclusão

O café Conilon, como visto, tem uma produção de qualidade inferior, o que tem impacto no seu preço.

Apesar disso, ele é responsável por uma movimentação econômica muito grande no Brasil, sendo um dos mais vendidos hoje.