Coffee Valore

Logo_coffee

Conhece a adubação do cafezal exclusivamente mineral?

Já ouviu falar da adubação do cafezal? Ora, não é verdade que quando se trata de fertilizar o café, existem muitas perguntas como a anterior?

Ainda há muita desinformação por aí, o que muitas vezes leva a erros de fertilização. Isto pode resultar tanto em perdas de produtividade quanto em perdas financeiras.

Adubação do cafezal exclusivamente mineral?

Neste artigo, você verá um dos pontos pouco falados sobre adubação que é a adubação do cafezal exclusivamente mineral.

Boa leitura!

O que é adubação?

Antes de mais nada a adubação é um procedimento essencial em uma plantação de café, uma vez que determina a qualidade dos cafés produzidos.

Aliás, este método alimenta a planta com os nutrientes de que ela necessita para um desenvolvimento saudável, o que impulsiona a produção e os lucros do produtor.

Além disso, uma planta saudável precisa de componentes essenciais para se desenvolver. Ela precisa de carbono, oxigênio e hidrogênio do ar.

Por fim, os outros componentes também são absorvidos do solo através das raízes, portanto, a adubação é frequentemente necessária.

E o que é adubação do cafezal exclusivamente mineral?

O fertilizante inorgânico (adubação do cafezal exclusivamente mineral) é obtido pela extração de minerais e é também conhecido como fertilizante químico. Este produto contém nutrientes vegetais essenciais como nitrogênio, potássio e fósforo.

Além disso, o fertilizante orgânico, por outro lado, é feito de materiais orgânicos, como esterco, bagaças e cascas de frutas, farinha e restos vegetais que estão em decomposição ou que já se decompuseram.

Abaixo veja como é a divisão do fertilizante inorgânico:

  • Simples: um produto formado por um composto químico, contendo um ou mais nutrientes vegetais;
  • Misto: um produto formado pela mistura física de dois ou mais adubos minerais;
  • Complexo: um produto formado por dois ou mais compostos químicos, contendo dois ou mais nutrientes vegetais, resultantes da reação química de seus componentes.

Importância da adubação do cafezal

Como a maioria das plantações de café atualmente estão localizadas em solos naturalmente pobres, a nutrição do solo é um elemento importante para um sistema eficaz de produção de café.

Além disso, um dos aspectos mais importantes no aumento da produção e qualidade do grão de café é o manejo eficaz de adubação do cafezal.

Aliás, esta abordagem se resume a atender as demandas nutricionais da planta em todas as fases de crescimento, utilizando estratégias que otimizam o uso de água, adubos, mão de obra e outros insumos, resultando em menos perdas de nutrientes devido à erosão, lixiviação e volatilização.

Pragas do Café - Ácaros - Coffee Valore

Por fim, como o manejo de adubos é crucial no custo de produção, representando cerca de 20% do custo anual da agricultura, é vital racionalizar o uso de adubo em épocas de preços baixos do café.

Tipos de adubos inorgânicos

Os adubos inorgânicos, assim como os adubos orgânicos, procuram aumentar os nutrientes do solo, fortalecendo as plantas.

Por isso, se sua planta for fraca e precisar de assistência, eles são uma boa escolha.

Logo abaixo, veja diferentes tipos de adubos inorgânicos:

Líquido

Este tipo de adubos inorgânicos simplesmente basta aplicar diretamente sobre o solo, seguindo as instruções do pacote do adubo inorgânico líquido.

Por fim, alguns produtos deste tipo de adubos inorgânicos já estão disponíveis em forma de spray, tornando-os ainda mais convenientes!

Concentrado

Este tipo de fertilizante inorgânico é bastante predominante. Eles geralmente vêm em minúsculas garrafas e têm uma alta concentração de nutrientes. Por isso, eles devem ser diluídos antes de serem aplicados no solo.

Por fim, as instruções de diluição devem ser impressas na embalagem.

Pastilha

Este tipo de fertilizante é menos frequente, mas também é altamente útil. Ele vem em forma de comprimido que se parece com uma grande pílula. Deve ser enterrado no solo.

Por fim, a pílula/pastilha se dissolverá gradualmente à medida que você a rega, liberando os nutrientes para o solo.

Granulado 

O tipo granulado exige um pouco mais de esforço.

Ele deve ser espalhado ao solo de forma equilibrada.

Ou seja, requer virar o solo com uma pá ou outros instrumentos agrícolas. Depois disso, simplesmente regue sua planta como de costume, e ela será capaz de absorver os nutrientes.

O uso excessivo, por outro lado, pode alterar significativamente a composição química do solo.

Por isso, sugere-se usá-los precisamente de acordo com as instruções na embalagem do produto.

Adubação mineral: aplicação e uso

Aplicação de fertilizantes por semeadura

Este método de aplicação de adubação ocorre durante a fase de semeadura do processo de plantio.

Aliás, nesta situação os fertilizantes granulares são espalhados no solo logo abaixo das sementes.

Cultivares de café - Coffee Valore

Aplicação pneumática

Utilizado para culturas com maior espaçamento entre linhas de plantio (como a cana de açúcar), para tornar a administração de fertilizantes mais eficiente e sem desperdício em regiões onde as raízes não alcançariam o fertilizante absorvido pelo solo.

Adubação a Lanço

A aplicação de adubação (ou adubação do cafezal) é um método de previsão da quantidade de fertilizante que uma cultura necessitará, seja total ou parcialmente.

Adubação Foliar

O fertilizante é misturado com água e pulverizado diretamente nas folhas, ao contrário dos fertilizantes sólidos, que são derramados sobre o solo.

Irrigação

Irrigação que também é conhecido como fertirrigação. Ela envolve a aplicação de fertilizantes líquidos através de pivôs centrais ou linhas de gotejamento.

Espero que este conteúdo sobre adubação do cafezal exclusivamente mineral tenha sido útil de alguma forma.